Buscar

5 Dicas de Ouro para facilitar o dia-a-dia das famílias no período de Quarentena em casa


Olá Famílias!


Hoje queremos falar um pouquinho sobre como podemos proporcionar momentos agradáveis e de qualidade com os nossos filhos durante este período.

Sabemos o quão difícil tem sido tentar equilibrar os papéis e as necessidades de toda a família durante este período de isolamento dentro de casa.

Enquanto os pais tentam se adaptar a uma nova forma de trabalho, o home-office, as crianças demandam por atenção e, muitas vezes comunicam suas necessidades, cansaço e frustrações por meio de choro e sucessivas situações de disputa de poder.

As crianças, principalmente as menores, possuem grande dificuldade de entender os motivos para rompimento abrupto de sua rotina diária, e o distanciamento de seus amigos e professores.

Por isso, listamos abaixo 5 dicas de ouro para facilitar esse processo para toda a família:

  1. Rotina, rotina e rotina!: Este é o ponto mais importante para garantir dias mais proveitosos para nossos filhos. As crianças tendem a sentir-se bastante inseguras em ambientes ou situações sem previsibilidade. Por isso, é necessário estabelecer rotinas que incluam atividades, horários de refeição e sono. O ideal neste período é que os horários se aproximem daqueles adotados pela rotina escolar usual. A revista Pais e Filhos (aqui) traz um artigo muito interessante que explica a importância da rotina para a saúde física e mental de nossas crianças.

  2. Converse com a criança: a conversa sobre o que a criança estará vivendo é de extrema importância para gerar mais segurança, conforto e previsibilidade à criança. Explique que, diferentemente dos finais de semana, os pais estarão trabalhando de casa, e que às vezes precisarão atender ligações e/ou resolver temas de trabalho. Explique também que a criança terá uma rotina em casa, e mostre os horários estabelecidos para atividades, refeições, etc. Converse que será uma situação temporária, e que em breve eles voltarão para a escola para brincar com seus amigos e professores. Não se esqueça de manter a “leveza” na conversa, explicando que estes dias poderão ser bastante divertidos, e que muitas atividades serão desenvolvidas e posteriormente mostradas aos amigos e professores. (Lembrem-se de enviar-nos as fotos para publicarmos em nosso mural!)

  3. Coordene as disponibilidades de tempo: Para o caso de dois ou mais adultos que estejam de home-office na mesma casa, tentem coordenar a disponibilidade de atenção para criança, alternando entre ambos os horários das reuniões/tarefas importantes do trabalho.

  4. Estabeleçam rotinas claras também para os adultos : É um momento bastante difícil para todos nós, e a rotina é importante também para cuidar da nossa mente e corpo, pois assim, teremos mais energia e disposição para nos dedicar aos nossos filhos!

  5. Exercite a paciência e empatia para com a criança: Ficar dentro de casa 24h por dia é uma tarefa nada fácil para todos nós, e principalmente para as crianças. Elas estão sempre cheias de energia e necessitam constantemente de nosso apoio para conseguirem lidar com a situação. Respirem fundo sempre, e lembrem que precisamos auxiliá-los a reconhecerem e lidarem com suas emoções. Caso, em situações difíceis de conflito com a criança, o adulto precisar se recompor, saiba que está tudo bem! (Afinal, somos todos seres humanos, né?) Peça ajuda para outro adulto neste meio-tempo, mude de ambiente, respire, e se recomponha, para então voltar mais seguro e reparado para as nossas crianças.

Fiquem tranquilos, contem conosco e não se esqueçam de sempre higienizar as mãos!



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Email: contato@playcareschool.com

Phone: +55 11 2611.0305

Rua Pintassilgo, 313

Vila Uberabinha - São Paulo/SP

Política de Privacidade

© 2019 Playcare -  Berçário e Educação Infantil Bilíngue  | Todos os Direitos Reservados